3 doenças que podem ser prevenidas com a limpeza do banheiro

Entenda como escolher sua prestadora de serviços de limpeza profissional
9 de setembro de 2015
Proteja seu escritório da poluição do ar
23 de setembro de 2015
Exibir tudo

3 doenças que podem ser prevenidas com a limpeza do banheiro

Todos nós sabemos que o banheiro é a região com maior potencial de transmissão de doenças, tanto que sempre lavamos a mão quando saímos dele. Esse ambiente é propício para a proliferação de micro-organismos, pois está sempre úmido.

Quando damos descarga, há a liberação de gotículas de água com coliformes fecais. Além disso, o vaso sanitário é utilizado por várias pessoas e pode transmitir algumas doenças, devido ao contato com a nossa pele.

Sabe quais doenças podem ser transmitidas nos banheiros? Informe-se sobre o assunto!

Micoses

As micoses são as doenças que, mais comumente, são transmitidas, devido ao uso de banheiros, principalmente públicos. Os fungos causadores da patologia são muito resistentes e podem sobreviver por muito tempo.

A dica é nunca ficar descalço nos banheiros públicos e sempre usar chinelo quando for tomar banho ou ducha. Além disso, é recomendado que a tampa do vaso sanitário seja forrada ao usá-lo.

O chão deve estar sempre limpo e esterilizado. A água sanitária é o produto químico ideal para esse tipo de limpeza, pois mata todos os micro-organismos! Para as maçanetas e torneiras, a recomendação é o uso de álcool gel.

Infecções intestinais

Muitas vezes, cometemos o erro de pensar que as infecções intestinais são sempre alimentares, porém a transmissão por essa via é muito mais rara do que a transmissão devido ao uso inadequado dos banheiros. As bactérias e os vírus causadores dessas patologias são eliminados pelas fezes.

Quando damos descarga, o jato de água proporciona força suficiente para que diversas partículas de água se espalhem no ambiente, contaminando as fechaduras da porta, a pia e as torneiras. Portanto, é importante lavar bem as mãos depois de tocar nesses objetos.

Diga às suas funcionárias que fechem a torneira com o uso de uma toalha de papel. Recomende que seus clientes não deixem as escovas de dente e as toalhas para secar a mão expostas: tenha um armário para guardá-las.

Gripe

Pouca gente deve imaginar que o uso do banheiro possa causar essa infecção, pois sempre a associamos com ambientes fechados com ar-condicionado ou com pessoas doentes. Porém, no banheiro, somos obrigados a tocar em diversos locais em que várias outras pessoas também tocaram. A recomendação é a mesma que demos para a doença anterior!

A limpeza do banheiro é essencial

Depois de todas essas dicas, não deixe de seguir a manutenção mais importante: a limpeza dos banheiros. As bactérias e os fungos se proliferam muito rapidamente em ambientes propícios.

Assim, um pequeno descuido com a higiene pode dar espaço para que eles se instalem definitivamente. Por isso, o banheiro deve ser limpo com frequência e com o uso de produtos adequados.

Muitas pessoas, por exemplo, não trocam a esponja que usam para lavar o banheiro, o que faz com que as bactérias se proliferem nela. Portanto, ela não será tão eficiente.

Viu como pode ser difícil cuidar da higiene dos banheiros de sua empresa? Por isso, nunca deixe de contratar uma empresa com experiência em manutenção de ambientes. São profissionais acostumados com a rotina de esterilizar esses ambientes.

Gostaria de mais dicas sobre limpeza? Entenda a diferença entre limpeza, sanitação e esterilização!

Os comentários estão encerrados.

Precisa de ajuda?
Fale conosco!