Entenda como um serviços de limpeza contribuem para a segurança de seus hóspedes
23 de setembro de 20153 doenças que podem ser prevenidas com a limpeza do banheiro
30 de outubro de 2015No Brasil, são produzidas, aproximadamente, 26 mil toneladas de lixo todos os dias e, com tanto lixo assim, é preciso fazer um descarte consciente para evitar problemas no meio-ambiente. Ele é realmente importante, tanto do lixo de casa como do lixo do escritório.
Sabia que, apenas com a separação e a reciclagem do lixo, é possível diminuir pelo menos metade do lixo que vai para os lixões? Entenda melhor a importância do descarte consciente do lixo do escritório!
Por que descartar o lixo conscientemente?
O lixo, se descartado de maneira inadequada, pode provocar muitos problemas, tanto para o meio-ambiente quanto para a saúde pública. A sujeira nas ruas, por exemplo, não é apenas um problema estético.
Pois esse lixo que é jogado nas ruas também é responsável por agredir ao meio-ambiente e entupir valas e o esgoto, causando enchentes nas grandes cidades. A poluição do meio-ambiente é outra consequência do descarte inadequado de lixo e quem sofre com essa poluição são os córregos, as lagoas, os canais e seus ecossistemas.
A contaminação dos lençóis freáticos é uma consequência perigosa do descarte inadequado do lixo, pois alguns tipos de resíduos se infiltram pelo solo e chegam até os lençóis freáticos — que abastecem as bacias hidrográficas. Quando esses resíduos contaminam esses lençóis, estão poluindo o meio ambiente e a nossa água.
Pragas
Além de tudo isso, o lixo quando descartado de maneira incorreta pode favorecer a proliferação de pragas — como moscas, baratas, ratos e escorpiões. Além do surgimento de doenças, como a dengue e a leishmaniose, por exemplo, colocando em risco a saúde pública.
Por que descartar conscientemente o lixo do escritório?
É muito importante separar corretamente o lixo do escritório para fazer um descarte consciente, afinal, uma grande porção do lixo produzido em um escritório é reciclável, como o papel. Outros tipos de lixos, como lâmpadas fluorescentes, pilhas e lixo eletrônico, também devem ser descartados corretamente. Quando largados no meio ambiente, podem causar uma série de problemas de contaminação, já que são materiais que contêm mercúrio e alguns metais pesados em sua composição.
O que é reciclável e o que não é reciclável?
Se a separação do lixo for feita corretamente, inclusive no escritório, é possível diminuir a quantidade de lixo produzida diariamente. Vejamos o que é e o que não é reciclável:
Papel
Papéis de escritório, papelão, revistas velhas, jornais, livros, cartolinas e até mesmo embalagens do tipo longa vida podem ser normalmente recicladas. Já outros tipos de papéis, como o papel carbono, etiquetas adesivas, papel higiênico e lenços de papel devem ser descartados no lixo comum.
Plástico
Sacolas plásticas, garrafas PET, CDs, tubos e canos de plástico podem ser reciclados. Já as embalagens metalizadas de salgadinhos e os plásticos termofixos dos eletrônicos devem ser descartados junto do lixo comum.
Vidro
Garrafas de bebidas, frascos em geral e copos podem ser separados para a coleta seletiva. Espelhos, vidros de automóveis, de janela e cristais, no entanto, devem ser descartados no lixo comum, devido à sua composição química.
Metal
As latinhas de alumínio, as tampas de metal das embalagens e as latas de produtos alimentícios podem ser normalmente recicladas. Já os clipes, grampos e tachinhas devem ser descartados no lixo comum.
Lixo orgânico
Quando se fala em separação do lixo, as pessoas costumam se lembrar do papel, do plástico, do vidro e do metal. Mas se esquecem do lixo orgânico, que deve ser separado do lixo comum.
Não por não ser reciclável — embora possa ser utilizado como adubo e até para produção de energia —, mas por ser um lixo muito contaminável, além de atrair doenças e provocar mau cheiro. Assim como nas cidades existe a coleta seletiva, existem empresas que coletam as pilhas, o lixo eletrônico e as lâmpadas, também existem empresas que fazem a coleta do lixo orgânico, basta se informar sobre a sua região!
Como é feita a separação e o descarte do lixo no seu escritório? Deixe o seu comentário!