3 hábitos coletivos que colaboram para manter a empresa limpa
1 de setembro de 2016Saiba a importância de sempre manter o local de trabalho organizado
12 de dezembro de 2016Muitos acreditam que eles sejam seguros, mas desinfetantes, detergentes e outros produtos de limpeza encontrados em residências, escritórios e grandes empresas são mais perigosos do que podemos imaginar.
Todos os dias, comerciais da TV, rádio e outdoors mostram aos consumidores que não há necessidade de grandes sacrifícios na hora da limpeza, pois com apenas um spray é possível eliminar toda a sujeira e bactérias de ambientes.
Mas será que os componentes desses produtos não podem fazer mal à sua saúde de quem os manipula? Veja abaixo 5 produtos de limpeza que podem ser prejudiciais e trazer graves problemas se não forem utilizados da maneira correta.
1. Água sanitária
O principal componente ativo da água sanitária é o hipoclorito de sódio. A ingestão desse composto químico pode provocar uma grave intoxicação. Os vapores do hipoclorito de sódio também podem causar envenenamento, especialmente se o produto for misturado com amônia.
Acidentes com água sanitária geralmente provocam irritação no estômago de grau leve, enquanto a ingestão de quantidades maiores pode causar sintomas mais graves. Caso a concentração de hipoclorito de sódio seja maior, pode causar ferimentos graves. Os sintomas de envenenamento por água sanitária podem incluir:
- Ardência ou vermelhidão nos olhos
- Dor no peito
- Coma
- Tosse (com a fumaça)
- Delírio
- Sensação de engasgos
2. Desentupidores de pia
A maioria dos produtos desentupidores de pia incluem a soda cáustica em sua composição, uma substância química corrosiva e muito perigosa. Quando a soda cáustica reage com a umidade do ar ela se dissolve, gerando um vapor tóxico. Esse vapor pode induzir materiais inflamáveis nas proximidades a entrar em combustão, provocando incêndio.
Por isso desentupidores de pia devem ser armazenados com segurança em lugar seco, fresco e bem ventilado, longe de oxidantes ou materiais orgânicos. Também não podem entrar em contato com materiais metálicos ou ácidos.
Em caso de contato com a pele, eles podem causar queimaduras graves. Com relação ao contato com os olhos, os riscos também são grandes, pois a soda cáustica é capaz de causar lesões oculares graves e irreversíveis.
3. Limpadores de vidro
Seu composto químico é a amônia, que evapora sem deixar marcas visíveis, além de ser um poderoso agente irritante. As pessoas mais afetadas são as portadoras de asma, bronquite e idosos com outros problemas respiratórios.
Aqueles que são expostos por longos períodos à amônia, como profissionais de limpeza em geral, muitas vezes, desenvolvem bronquite crônica e asma. A amônia também pode criar um gás venenoso, se misturada com água sanitária.
4. Produtos antibacterianos
A utilização de agentes antibacterianos pode contribuir para o aparecimento de novas superbactérias resistentes a antibióticos. Pesquisas feitas pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos comprovam que produtos de limpeza antibacterianos também podem interferir no desenvolvimento do sistema imunológico de crianças.
O Triclosan é o principal ativo bactericida encontrado em produtos de limpeza muito utilizados em residências e redes de hotéis, que vão desde sabões e cremes dentais, aos detergentes para roupas íntimas.
5. Naftalina
Sabe aquele costume da vovó de colocar naftalina no guarda-roupas para espantar traças? Pode espantar as traças e sua saúde também. O benzeno presente na composição da naftalina é considerado uma substância potencialmente cancerígena. Por isso, a Organização Mundial de Saúde desaconselha o uso desse produto.
Como você pôde ver, manter o ambiente brilhando utilizando produtos de limpeza pode custar caro para a saúde da equipe que manipula esse tipo de material. Felizmente, é possível encontrar soluções naturais e menos agressivas para desinfetar ambientes.
Além disso, leia atentamente as informações dos rótulos, e em caso de acidentes entre em contato com o SAMU ou Corpo de Bombeiros e com o fabricante do produto para saber como deve proceder.
Compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas possam saber dos riscos desses produtos para a saúde!