Pó residual: por que a limpeza pós-obra é importante para a saúde?
12 de dezembro de 2016Quais são as normas de higiene para empresas do setor alimentício?
7 de fevereiro de 2017O local de trabalho deve ser considerado como uma extensão da nossa casa, não importa qual o ramo de atuação. Se ninguém gosta de morar num lugar sujo e bagunçado, essa regra deve valer também para o local onde você passa boa parte do seu dia. Portanto, a limpeza no ambiente de trabalho é uma tarefa que precisa ser observada diariamente.
No trabalho, nos relacionamos com outras pessoas, fazemos tarefas comuns como comer e descartar lixo, e tudo isso deve ser feito de forma a não deixar o local sujo.
Para que isso não aconteça, veja estes cinco motivos para manter a limpeza no ambiente de trabalho!
1. Aumento da produtividade
A organização do ambiente de trabalho é um fator decisivo para que a pessoa se sinta estimulada. E isso só acontece se o seu espaço estiver organizado e limpo. Ninguém gosta de chegar para trabalhar e se deparar com um ambiente cheio de papéis, restos, todo bagunçado. Ao longo do dia, esse cenário acaba por desestimular a pessoa.
Se tudo estiver em ordem e limpo, com as coisas que você precisa à vista, bem destacadas, sem excessos, as chances de o trabalho render e encontrar resultados é maior.
E organização acaba por refletir a mentalidade da empresa.
2. Saúde sem riscos
Acúmulo de sujeira e pó não faz bem para a saúde. Doenças respiratórias se propagam rapidamente em ambientes com essas características. Quem tem alergia sofre mais ainda.
Locais com restos de comida que não são recolhidos atraem insetos que podem transmitir doenças.
Nesse caso, vale prestar atenção também em itens como filtros do ar condicionado e do bebedouro.
3. Bem-estar e conforto
O ambiente contaminado, sujo e bagunçado faz com que a jornada de trabalho seja mais difícil de ser encarada. Ao final do dia, a sensação de cansaço aumenta, por conta do cenário desestimulante. Muito do nosso bem-estar vem também da visão, e olhar seguidamente para um local sujo certamente vai deixar a pessoa mais pesada, tensa.
Além disso, num ambiente organizado e limpo, a pessoa se sente mais confortável, à vontade para exercer suas funções com qualidade.
4. Estímulo ao trabalho
Cuidar do ambiente de trabalho deve ser uma tarefa comum, para todos os que fazem parte da mesma seção. A empresa pode promover ações com o objetivo de deixar tudo limpo e organizado, com foco no descarte de lixo e na arrumação de locais pessoais e das áreas comuns, como cozinha.
Essas ações, feitas com objetivos claros, estimula as pessoas não só a participarem, mas também a se envolverem com o trabalho e com a empresa. Essa preocupação acaba se dividindo entre empresa e funcionários de todos os níveis, de forma a criar um ambiente mais propício à sua atividade.
5. Boa impressão para clientes
Ninguém gosta de ser recebido em locais sujos. Clientes que chegam para fazer negócios ou participar de reuniões devem ser recepcionados em ambientes limpos e bem organizados. É uma impressão que pode fazer diferença.
O cliente vai relacionar a sujeira com a imagem da sua empresa, com o hábito das pessoas que trabalham ali e com a forma de condução dos negócios.
A limpeza no ambiente de trabalho não é apenas capricho, como você leu. Espalhe esta ideia e compartilhe este texto nas suas redes sociais!