3 maneiras corretas de como limpar um piso de escritório
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3 de abril de 2018Você consegue se recordar da última vez que esteve em um auditório muito frio? Ou mesmo quando sentou em uma mesa de restaurante ainda com restos de alimentação do último cliente?
Agora imagine que essas experiências desagradáveis estão todos os dias em seu ambiente de trabalho. Muita gente faz lanches ao longo do dia na própria mesa de trabalho, muitos escritórios não tem temperaturas apropriadas e papéis por todos os lados.
Não produzir muito em ambientes assim é comum, pois atrapalha a concentração. A urgência em organizar o ambiente que te cerca não é exclusivo de pessoas ultra organizadas e asseadas. Todo mundo precisa de uma ordem mínima para conseguir produzir um trabalho decente. Para que isso não aconteça em sua empresa, fique atento às mínimas, média e melhores condições para ter um ambiente de trabalho saudável.
O básico: limpeza
Limpeza é o mínimo que pode ser feito para manter um ambiente de trabalho saudável. Vale destacar aqui que isso não apenas reflete na produtividade dos seus colaboradores mas também na saúde. Restos de comida, lixeiras cheias, banheiros com mau cheiro, são todos exemplos fáceis de encontrar em empresas, e são ambientes perfeitos para proliferação de bactérias, insetos e doenças.
Tenha como meta que o dia sempre começar com as mesas de trabalho limpas, lixeiras vazias e piso sem pó. Começar o dia em um ambiente limpo garante maior cuidado durante o resto do dia em manter a limpeza e organização.
Um passo além: instalações
Iluminação e temperatura influenciam muito o humor dos colaboradores, por estarem diretamente ligados ao conforto físico. Falta de iluminação acarreta em dificuldades para executar tarefas e o excesso de luz (principalmente fluorescentes) dão a sensação de estar em um hospital, ou preso em um ambiente artificial. Busque medir a quantidade de luz ideal para cada ambiente, sendo as luzes dos banheiros, das áreas de descanso (como o restaurante) diferentes das luzes dos locais de trabalho direto; além de investir em iluminação natural, com janelas.
Quanto à temperatura, essa será uma eterna luta entre funcionários que sempre estão com frio e os que sempre estão com calor. Melhor do que deixá-los lutar pelo controle do ar-condicionado, tente realocar os funcionários para espaços que se sintam mais confortáveis. Os calorentos podem ficar mais próximos das saídas de ar e os friorentos mais próximos da porta, ou de onde bate o sol, por exemplo.
Ao futuro e além: relacionamentos
Não só de ambiente físico se vive uma empresa. Seus colaboradores são seres humanos e interagem entre si. Para ter ambiente de trabalho saudável, é muito importante investir no bem estar geral da sua empresa, encorajando momentos de pausa durante o dia, bons relacionamentos e movimentação nas áreas comuns.
Algumas empresas acreditam que quanto mais tempo um funcionário estiver sentado na sua mesa, mais estará produzindo, mas isso não é verdade. Já foi comprovado que o ser humano não consegue se concentrar por mais de uma hora, justamente por isso grande maioria das escolas utiliza esse como o tempo máximo para uma aula.
Você não precisa ter intervalos gerais na sua empresa a cada uma hora, mas basta não colocar regulamentos que impeçam a livre movimentação de funcionários a qualquer hora do dia. Cada um deve usar o tempo que precisar em cada tarefa e buscar pausas de acordo com seu ritmo próprio. Portanto não cabe a sua empresa delimitar isso.
Por fim, um ambiente de trabalho saudável pode ser implementado em qualquer empresa, em qualquer setor. A garantia do bem estar físico e mental de seus colaboradores não é um bicho de sete cabeças mas não pode ser deixada de lado. Assim como o ar-condicionado desregulado em um auditório, que não tira totalmente a sua concentração, mas atrapalha consideravelmente sua experiência na palestra, cuidados com a saúde do seu ambiente de trabalho podem ser mudanças simples com grandes impactos finais na produtividade da sua empresa!
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