3 maneiras corretas de como limpar um piso de escritório
4 de janeiro de 20175 Dicas para economizar água na limpeza
3 de abril de 2018Toda empresa que atua no setor alimentício precisa seguir as normas de higiene impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Implementar essas regras garantirá um padrão de qualidade mínimo para o seu estabelecimento, permitindo que sua empresa funcione sem nenhum problema legal.
Além disso, a má higienização do ambiente de produção dos alimentos pode trazer sérios riscos para a saúde de seus clientes e colaboradores. Segundo o Instituto Pan Americano de Proteção de Alimentos Zoonoses (INPPAZ), 40% das enfermidades transmitidas por alimentos estão relacionadas com a contaminação no momento do preparo.
É importante seguir essas regras para sanitizar adequadamente sua empresa e deixá-la dentro das normas da Anvisa. E para ajudá-lo nessa tarefa, trouxemos algumas dicas baseadas nas indicações da agência. Confira só:
Normas de higiene para o setor alimentício
Empresas que não estão adequadas às normas podem ser interditadas caso a agência entenda que a situação ofereça riscos para a saúde dos consumidores.
Equipamentos e utensílios
Os equipamentos e utensílios utilizados na preparação dos alimentos devem ser de material de fácil limpeza, que não transmitam odores ou sabores a comida. Não podem estar sujos, empoeirados, mal armazenados e sob qualquer risco de contaminação. Esses itens devem permanecer higienizados e em um bom estado de conservação.
Os equipamentos utilizados diretamente nos alimentos devem ganhar uma atenção redobrada, pois a má higienização pode contaminar outros alimentos. Gerando, assim, possíveis problemas de saúde para os seus clientes e dores de cabeça com a vigilância sanitária.
Pisos
Os pisos devem ser antiderrapantes, resistentes e compostos de um material de fácil limpeza. Os pisos não podem apresentar rachaduras ou problemas com sua integridade. Outra norma importante é que os pisos devem possuir uma inclinação de 2% para escoar líquidos para os ralos. Inclusive, os ralos do local devem ser limpos constantemente a fim de evitar a proliferação de insetos e o acúmulo de sujeira.
A limpeza dos ralos deve ser diária. O acumulo de resíduos acaba resultando em entupimento, o que dá um aspecto desagradável ao ambiente. Além de ir contra as boas práticas de higienização.
Paredes
As paredes da empresa devem ser alvenaria, lisas, com azulejos claros ou com pintura impermeável da cor branca. As paredes, assim como os outros elementos, devem ser de fácil limpeza e capazes de resistir as limpezas rotineiras.
Devem estar livres de rachaduras, infiltrações, vazamentos, goteiras ou qualquer outro problema do gênero. Assim como os pisos, as paredes do estabelecimento devem estar intactas e integras.
Instalações
As demais instalações da empresa, assim como os móveis e utensílios, devem ser mantidas limpas e higienizadas. Além disso, é preciso contar com funcionários comprovadamente capacitados para realizar a limpeza periódica dos ambientes.
Isso contribui para manter a empresa dentro das normas e ainda auxilia na diminuição da contaminação de alimentos.
Seguir essas normas de higiene são essenciais para manter a qualidade dos alimentos e o bom funcionamento de sua empresa. Assim, além de oferecer produtos de qualidade, sua organização não terá que esquentar a cabeça com a vigilância sanitária.
Quais são as soluções utilizadas para manter sua empresa dentro das regras da Anvisa? Faça um comentário e participe da conversa!