Quais equipamentos de limpeza que todo hotel deve ter?
6 de outubro de 2016Quais os produtos de limpeza ideais para minha casa?
4 de janeiro de 2017É comum pensar que EPIs devem ser fornecidos pelos empregadores somente para atividades mais perigosas. Nesse sentido, atividades perigosas estão sempre relacionadas ao trabalho braçal pesado ou que envolve equipamentos cortantes.
Contudo, atividade perigosa é um conceito relativo. Serviços de limpeza também são perigosos se realizados de forma desprotegida, até mais que as atividades mencionadas anteriormente devido aos produtos químicos e perigos biológicos envolvidos. Neste post daremos atenção aos EPIs para profissionais da limpeza, apresentando quatro deles.
1. Óculos e máscaras de proteção
Estes EPIs, em especial os óculos de proteção de ampla visão, evitam respingos de produtos químicos que iriam direto aos olhos. Podem ser com ou sem ventilação, de acordo com a intensidade do serviço (para evitar embaçamento).
Neste item também está inserido o protetor facial, que cobre o rosto todo e também é utilizado para manipulação de produtos químicos em geral. Para limpeza de particulados, o colaborador ainda deve utilizar um respirador purificador de ar.
2. Aventais e uniformes impermeáveis
Aventais e uniformes impermeáveis (macacões) servem para proteção contra chuva, umidade, e produtos químicos. É necessário sempre verificar a resistência para cada material de sua produção de forma a possibilitar a movimentação do colaborador sem risco de rasgar o EPI.
3. Luvas de proteção
Existem luvas com diferentes materiais para cada tipo de produto de limpeza que será utilizado. Luvas de látex, por exemplo, servem para manipulação de agentes biológicos e são ideias em situações de umidade. Já as nitrílicas protegem as mãos e os punhos contra agentes químicos (solventes, tintas) e também biológicos, como vírus. Se de PVC, a luva protege e permite a manipulação de óleo, graxa, e solvente.
4. Botas de proteção
Calçados de segurança são obrigatórios durante toda a jornada de trabalho. Botas de PVC, em específico, são utilizadas durante lavagens de piso pois diminuem a probabilidade de derrapagens.
Outros itens que merecem um lugar de destaque mesmo não sendo EPIs são as placas e sinais de segurança. Estes itens não protegem o profissional de limpeza mas sim todos os demais colaboradores. Como os demais não utilizam, por exemplo, botas anti-derrapagens, as placas de sinalização de locais úmidos são de extrema importância para evitar acidentes.
Segundo a norma regulamentadora 6 (NR 6) que trata sobre equipamentos de proteção individual, é de responsabilidade do empregador adquirir os EPIs adequados, exigir e orientar sobre seu uso. Entretanto, mesmo com a obrigatoriedade, alguns os funcionários deixam de lado por alguma facilidade na execução do serviço, o que é causa de acidentes.
Cabe lembrar que mesmo que a culpa seja do colaborador, a empresa sofrerá com os acidentes de uma forma ou de outra. Por isso da necessidade de conscientização constante, vistoria, e punição pelo não uso. Caso a empresa terceirize esse serviço, é seu dever verificar previamente se a terceirizada oferece EPIs para profissionais da limpeza, evitando problemas futuros e fornecendo boa imagem.
Por fim, a higiene é essencial em todos os ambientes. Zelar pelos profissionais que mantém esses ambientes limpos não deve ser apenas uma obrigação normativa, mas sim uma prática enraizada e indiscutível.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Continue acessando nosso blog para saber mais sobre serviços de limpeza e conservação.