Qual a importância da decoração no ambiente de trabalho?
15 de abril de 20156 dicas para reduzir custos na empresa
8 de maio de 2015Finalmente a obra com a qual você sempre quis e investiu está pronta! Seria bom apenas aproveitar, depois que os pedreiros, pintores e ajudantes vão embora, mas infelizmente não é assim.
Com o fim da reforma ou da construção, chega a hora de arrumar a bagunça e limpar a sujeira que ficou. Para que tudo fique do jeito que você sonhou quando começou a planejar a obra, é preciso estar atento aos detalhes, além de ter disposição e tempo para fazer uma limpeza profunda.
Quer dar conta dessa tarefa com louvor? Siga as nossas dicas!
Vestido para trabalhar
O primeiro passo para a limpeza é estar preparado para ela. Use roupas confortáveis e lembre-se que elas podem sujar ou serem danificadas durante o processo.
Por isso, vale a pena usar aquele jeans velhinho e uma camisa de malha. Lembre-se de tirar brincos, relógios, cordões e colares.
Separe, pelo menos, dois pares de luvas e prenda o cabelo para evitar contato com a poeira. No caso das mulheres, é importante também tirar o esmalte dos dedos: eles podem manchar as superfícies. Máscaras também são essencias para te proteger do cheiro forte dos produtos de limpeza.
A união faz a força
Na hora da arrumação, é bom contar com a ajuda de outras pessoas. Apenas certifique-se de que todos presentes estejam dispostos e com tempo para te ajudar. Além de agilizar o trabalho, o mutirão garante segurança: qualquer pessoa precisa de ajuda para mover objetos pesados, como móveis, ou subir em escadas sem o risco de cair!
As ferramentas certas
Espátulas, estiletes e vasouras com esponja são materiais imprescindiveis. Também tenha à disposição panos, baldes e rodos, além de produtos de limpeza: sabão, limpa-vidros, álcool, detergente e lustra-móveis.
O roteiro da arrumação
Antes de colocar a mão na massa, é preciso saber por onde começar e por onde terminar. Primeiro, crie um ambiente organizado retirando móveis que não precisam ser limpos.
Depois, retire a poeira com vassoura ou aspirador de pó. Feito isso, comece a limpeza do local com a sujeira mais pesada para a mais leve.
Cozinha e área de serviço devem ser deixadas por último, já que são áreas mais utilizadas. Lembre-se de evitar que a sujeira se espalhe! Vede portas e passagens com panos úmidos ou com papelão.
Para cada tipo de mancha, um produto
Algumas manchas e produtos só saem com os removedores corretos. Para cimento no piso, use ácido muriático.
Já para deixar o porcelanato limpinho, não se esqueça do removedor de cera e utilize o solvente específico para limpar o excesso de rejunte. A mistura de detergente, vinagre e água quente é poderosa para limpeza pesada. Para limpar pisos e azulejos, acrescente amônia!
Cuidados com quem te ajuda
Durante o trabalho, é importante se manter hidratado e bem alimentado. Por isso, tenha à mão água, lanchinhos leves e um cafézinho. Faça pausas regulares para descansar e pegar um novo fôlego.
A partir dessa série de dicas que preparamos para você. deu para perceber que a limpeza pós-obra pode ser bem trabalhosa. Mas não se desespere! Caso você não tenha tempo ou paciência de cuidar de toda essa arrumação, procure quem tem prática no assunto: existem empresas especializadas na limpeza pós-obra que prestam serviços com rapidez e segurança.
Quer garantir que não fique nenhuma daquelas manchinhas chatas que você não sabe como tirar no piso? Faça uma pesquisa e encontre na sua cidade profissionais que irão deixar a sua reforma brilhando!