Entenda a importância da limpeza em cozinhas industriais
15 de junho de 2015Entenda as diferenças entre limpeza, sanitação e esterilização
14 de julho de 2015Para que uma empresa esteja sempre em crescimento é essencial que seus funcionários sejam motivados e estejam em um ambiente de trabalho que estimule a criatividade e a produtividade. O modo como o espaço de trabalho é decorado, como os móveis são dispostos e como os colegas podem interagir entre si influencia diretamente em sua disposição e em seu bem estar, o que irá reverberar em mais produção e em mais criação.
A sua empresa precisa de ajuda? Acompanhe algumas dicas para que o ambiente de trabalho seja o melhor possível e estimule a criatividade e a produtividade de seus funcionários!
Cor laranja
Na cromoterapia, a cor dos processos mentais criativos é a laranja. É um tom quente e estimulante, perfeito para ambientes de trabalho que precisam trabalhar essas habilidades. Assim, agências publicitárias, escritórios de design e laboratórios de escrita criativa devem prezar pela cor laranja, seja na pintura de uma parede ou em objetos decorativos.
Ausência de divisórias
Empresas tradicionais tendem a dispor os seus funcionários em mesas com divisórias, onde cada um fica isolado em seu próprio nicho, com possibilidades restritas de comunicação. Uma corporação inovadora, que preza pela interação do time, tende a abolir essas divisórias. Os funcionários passam a trocar mais experiências e a interagir, ao contrário de diminuir a produtividade e causar dispersão, essa medida estimula a criatividade e a colaboração!
Sessões de brainstorm
Quando a empresa de depara com alguma demanda de criação, ao invés de pensarem sozinhos, a prática de brainstorm estimula a imaginação e o pensamento criativo de seus funcionários. Isso significa que a partir de um briefing, todos vão fornecendo as ideias que surgirem em sua mente. Elas serão registradas para serem escolhidas, reelaboradas ou agrupadas, de modo que possa aparecer a solução para uma demanda específica.
Distrações para os intervalos
Nos intervalos de almoço e lanche, as empresas que oferecem distrações para seus funcionários sempre saem na frente, pois isso contribui para relaxá-los e, consequentemente, para que eles voltem ao trabalho mais bem dispostos e produtivos. Mesa de sinuca, mesa de totó, videogames e outros recursos são alguns exemplos do que você pode oferecer aos seus funcionários. Se for o caso, uma sala destinada ao descanso com pufes e almofadas também pode gerar um ambiente descontraído e cumprir o mesmo papel.
Ginástica coletiva
Antes de iniciarem os seus trabalhos, os funcionários podem fazer exercícios de alongamento e ginástica coletivamente. Isso acordará quem ainda está dormindo e trará mais pique para todos.
Além disso, pode ser um momento divertido para que as pessoas entrosem mais e trabalhem melhor do ponto de vista coletivo. Certamente, a produtividade e a criatividade serão estimuladas, pois os exercícios físicos interferem diretamente nos processos mentais, a partir da oxigenação do cérebro e da liberação de certos hormônios. A produtividade aumentará e você conseguirá chegar aos resultados almejados.
Está pronto para implantar as nossas dicas em sua empresa e favorecer a interação e a criatividade dos seus funcionários? Possui alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe o seu comentário e até a próxima!