Entenda como um serviços de limpeza contribuem para a segurança de seus hóspedes
23 de setembro de 20153 doenças que podem ser prevenidas com a limpeza do banheiro
30 de outubro de 2015Hoje em dia, vivemos uma era em que as relações de trabalho devem ser vistas de forma humanizada, de modo que os gastos com mão-de-obra não sejam vistos somente como números na coluna de despesas de uma empresa. O trabalhador deve ser visto como um ser humano global, que leva em consideração seu bem-estar e sua saúde.
Em tempos em que, felizmente, o politicamente correto é levado em consideração, negócios que negligenciam a saúde de seus funcionários serão vistos negativamente por seu público consumidor. Além desse aspecto, devemos ainda pensar que um funcionário saudável é mais feliz em seu trabalho e pede menos afastamentos.
Deseja aumentar a produtividade e diminuir as despesas com reposição de pessoal? Confira o nosso artigo de hoje!
A importância da felicidade dos funcionários
Atualmente, principalmente em empresas fundadas no novo milênio, a preocupação com a felicidade do trabalhador se tornou a bandeira de muitas empresas. O Google e o Facebook, companhias de tecnologia, que lidam com funcionários extremamente estressados, adotaram uma política que coloca a felicidade do pessoal como uma das metas centrais.
Essas empresas estimam que seus lucros aumentaram consideravelmente, pois o funcionário que sente que a empresa se importa com ele tentará retribuir o carinho de alguma outra forma, o que, geralmente, aumenta a produtividade. Além disso, doenças relacionadas à ocupação são reduzidas. Devido a níveis menores de estresse, o funcionário satisfeito com o ambiente em que trabalha terá menos chances de se afastar por causa de patologias psiquiátricas e neurológicas, como a Síndrome de Burn-out, que é a exaustão causada pelo estresse excessivo.
A limpeza no ambiente de trabalho
Um dos fatores que mais geram a sensação de bem-estar em um funcionário é a limpeza do local. É extremamente estressante e desgastante executar suas funções em um lugar desorganizado, sujo e empoeirado.
Resíduos de poeira, por exemplo, aumentam a possibilidade de uma rinite alérgica, que pode evoluir para uma sinusite aguda, causando afastamento por, pelo menos, três dias. Além disso, será extremamente desgastante para o funcionário voltar ao ambiente, pois ele se estressará ao pensar na possibilidade de se adoecer novamente.
O perigo dos resíduos de alimentos
Outra preocupação constante deve ser a limpeza de locais onde se pode acumular resíduos de alimentos, como teclados de computadores. Esses resíduos, juntamente com a umidade, podem causar a proliferação de fungos.
Esses micro-organismos poderão gerar diversas doenças na pele e no trato respiratório de seus funcionários. Sabe aquelas pequenas feridas que surgem na cutícula? Elas podem ser causadas por fungos que foram contraídos devido à falta de limpeza do teclado dos computadores!
A limpeza do ar-condicionado é essencial
Esses equipamento, tão importante para manter o bem-estar dos funcionários no calor, deve ter manuntenção constante, pois como filtra e retém a umidade do ambiente, ele pode ser a colônia ideal para micro-organismos! A melhor forma de evitar tais problemas é a contratação de equipes de limpeza com empresas especializadas do ramo.
Nesse caso, terceirizar é extremamente vantajoso, pois essas firmas treinam os seus funcionários para atender especialmente à necessidade de médias e de grandes empresas. As equipes são sempre treinadas e os equipamentos são específicos.
Tem alguma dúvida a respeito da limpeza do seu local de trabalho? Comente aqui no post!