3 hábitos coletivos que colaboram para manter a empresa limpa
1 de setembro de 2016Saiba a importância de sempre manter o local de trabalho organizado
12 de dezembro de 2016A coleta seletiva é uma atividade muito comum no contexto em que vivemos, visto que uma grande quantidade de lixo é produzida todos os dias e, infelizmente, boa parte é mal despejada ou aproveitada de forma incorreta.
Por isso, uma boa prática é o incentivo de atitudes sustentáveis na própria sociedade, como a coleta seletiva em condomínios, onde moradores, juntos, lutam à favor da manutenção do meio ambiente.
Mas, como adotar a coleta seletiva em condomínios? Confira a seguir a resposta para essa pergunta e todas as informações importantes sobre o tema.
Mas, afinal, o que é a coleta seletiva?
A coleta seletiva consiste na separação e recolhimento adequado do lixo e de seus resíduos, de forma que ele possa ser reaproveitado e reutilizado no futuro. Essa separação é feita pela própria comunidade a partir das famosas latas coloridas.
Cada lata possui uma cor correspondente a um tipo de lixo específico e que, portanto, precisa ser respeitado. Veja abaixo a relação entre as cores e os principais tipos de lixo:
-
Azul, para papéis em geral
-
Verde, para vidros
-
Vermelho, para plásticos
-
Amarela, para metais
-
Marrom, para lixos orgânicos
Quais as vantagens que ela oferece?
A coleta seletiva, quando aplicada corretamente e efetuada por todos os moradores do condomínio, proporciona uma série de vantagens, tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente.
Como exemplo, pode-se citar: redução significativa da extração de recursos naturais; diminuição da poluição, tanto do condomínio como do solo e de outros locais que servem como aterros e lixões; possibilidade de reciclagem de lixos que iriam ser descartados; higienização do condomínio, diminuindo a proliferação de ratos e doenças; preservação geral do meio ambiente.
Além do mais, é sempre bom lembrar que a coleta seletiva é uma atividade simples e barata, podendo ser realizada em qualquer estabelecimento.
Como colocar em prática a coleta seletiva em condomínios?
A coleta seletiva é uma tarefa que exige organização e empenho por parte dos interessados. Siga abaixo o passo a passo para saber quais atitudes são essenciais para que a coleta seja correta e eficaz.
Conscientização geral dos moradores
O primeiro passo, sem dúvida, é a conscientização dos moradores. A partir de uma reunião, deve se explicar o que é a coleta seletiva aos moradores, como ela funciona e porque ela é tão importante para o meio ambiente. Depois disso, deve-se reforçar a ideia de sempre separar os lixos pelo seu tipo específico, não se esquecendo que pilhas, baterias ou lâmpadas possuem um destino à parte.
Organização de uma comissão de funcionários
Após a conscientização, é necessário a formação de uma comissão de funcionários responsáveis por organizar a coleta seletiva. Eles terão a função de analisar todos os dados necessários para que a coleta ocorra de forma eficaz, como, por exemplo, a quantidade de lixo produzida, a frequência com que os moradores produzem esse lixo, como fazer o recolhimento adequado, entre outros.
Separação de um espaço adequado de armazenamento
Talvez um dos pontos mais importantes. A separação de um espaço apropriado para a coleta seletiva é de extrema importância. Seja um container ou uma sala própria próxima à garagem, o importante é que as latas coloridas estejam contidas nesse espaço e respeitem as normas básicas de segurança, não obstruindo escadas e passagens de emergência.
Recolhimento à partir do auxílio público
Por fim, após todo o lixo ser separado adequadamente, deve-se transportá-lo ao local correto. Em certos municípios, a própria prefeitura se encarrega disso, mas, caso seja melhor para a comissão, pode-se efetuar o despejo dos lixo nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) ou nos Ecopontos, locais próprios para este fim.
A coleta seletiva em condomínios é um excelente exemplo de atividade ecológica, pois, dessa forma, permite que o lixo seja reciclado e reutilizado, diminuindo a exploração desnecessária de recursos naturais.
Uma empresa especializada em limpeza pode ajudar o condomínio a colocar em prática a coleta seletiva, já que disponibiliza funcionários especializados e já habituados com a rotina de separação e despejo do lixo.
Gostou do nosso artigo sobre ecologia e sustentabilidade? Então não deixe de compartilhar o post nas redes sociais!