Empresas podem cumprir a cota de aprendizes de forma alternativa
12 de novembro de 20193 hábitos coletivos que colaboram para manter a empresa limpa
22 de janeiro de 2024Com função importante no meio ambiente, Logística Reversa ganha destaque.
A Logística Reversa tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo, preocupando-se assim com o descarte ecologicamente correto.
Muitas empresas têm utilizado a Logística Reversa como uma grande estratégia em seu planejamento de negócios, pois esta ação tornou-se um instrumento econômico e social que viabiliza a coleta e restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, de forma que eles possam ser reaproveitados no ciclo produtivo ou devidamente encaminhados para um local de descarte ou tratamento.
De acordo com o Portal IBC, as empresas que adotam a Logística Reversa em seu planejamento, acabam agregando maior valor à sua imagem perante a sociedade, pois a má gestão do lixo gera inúmeros danos ao meio ambiente, além de comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta.
Segundo o SINIR – Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos – dentre os vários conceitos introduzidos em sua legislação ambiental pela PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos – está a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a Logística Reversa e o acordo setorial.
A Lei nº 12.305/2010 dedicou especial atenção à logística reversa e definiu três diferentes instrumentos que poderão ser usados para a sua implantação: regulamento, acordo setorial e termo de compromisso.
O objetivo principal, é que cada vez mais empresas implantem a Logística Reversa em seu planejamento.
Fonte:
https://www.ibccoaching.com.br/portal/importancia-da-logistica-reversa-para-empresas/