6 dicas para sempre ter uma mesa de trabalho organizada
23 de fevereiro de 20163 hábitos coletivos que colaboram para manter a empresa limpa
1 de setembro de 2016Atualmente, maioria dos alimentos e produtos vêm em algum tipo de embalagem, seja ela de plástico, papel, vidro ou metal. Isso faz com a ida de cada pessoa ao supermercado alimente mais e mais os lixões e aterros sanitários das cidades. Agora, multiplique o lixo que você produz pelo número de pessoas que vivem em um condomínio de porte médio. A quantidade de lixo pode ser assustadora! Então a pergunta é: como reduzir a produção de lixo?
Neste post você terá algumas dicas de como reduzir a quantidade de resíduos produzido em seu condomínio. Leia e confira!
Conscientize os moradores
Não há como assumir a responsabilidade de redução de resíduos em um condomínio, sem que todos os moradores abraçarem juntos a mesma causa. Por isso, o primeiro passo para convencer a todos de produzirem menos lixo é conscientizando-os. Essa tarefa pode ser feita por meio de palestras dadas por pessoas com autoridade no assunto. Muitas empresas ambientais prestam esse serviço e elas possuem profissionais qualificados para lhe ajudar.
Separe os materiais
A coleta seletiva é uma ótima forma de auxiliar na redução do lixo que vai para os aterros. Mesmo que sua cidade não possua o sistema, selecionar os materiais a serem descartados auxilia no importante trabalho de pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis. Incentive a separação de todos os materiais conforme sua composição: metal, plástico, vidro, papel, pilhas e baterias e sucata eletrônica.
Para auxiliar os moradores do condomínio e garantir o sucesso da coleta seletiva, pense na possibilidade de instalar lixeiras coloridas de acordo com o material que será depositado. Também convém pensar na implantação de um local de armazenamento desses materiais.
Adote o consumo consciente
Chegar a produzir lixo zero não é muito fácil, quanto mais em agregados de pessoas, mas existem algumas orientações de consumo a serem dadas aos moradores que podem ajudar a diminuir os resíduos residenciais. Dentre elas estão:
- Escolher embalagens retornáveis em vez de itens descartáveis;
- Optar pelos produtos com o mínimo possível de embalagem;
- Comprar produtos que venham em maior quantidade para reduzir o número embalagens;
- Consertar itens quebrados, quando possível;
Ame a comida e odeie o lixo
Globalmente, o Programa Ambiental das Nações Unidas estima que um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado. E segundo um estudo feito pela Embrapa em 2014, nós brasileiros desperdiçamos 40 mil toneladas de alimentos todos os dias. Ainda dentro do consumo consciente, inspire as pessoas para que comprem apenas os alimentos necessários para o consumo, que preparem menores porções de comida a cada refeição, assim é possível reduzir basteante.
Crie um sistema de recompensa
Muitas pessoas só colaborarão caso vejam que terão alguma vantagem nisso – não leve para o lado pessoal, pois nem todos são iguais. Por isso, criar alguma forma de recompensar os moradores por ajudarem na redução do lixo pode aumentar o número de adeptos. Um exemplo seria o desconto na taxa de condomínio, que pode ser compensado com a venda do material reciclável proveniente da coleta seletiva.
Como você viu, em um condomínio só há como reduzir a produção de lixo com todos engajados nessa ideia, além da mudança das atitudes e com algumas adaptações na estrutura física do local. Por isso, a pessoa que estiver na liderança precisará ter um grande jogo de cintura e muita paciência, pois no início não será fácil. Isso vale para condomínios finalizados e também para os que estão em obras.
Gostou do texto? Então compartilhe-o em suas redes sociais e induza mais pessoas a reduzirem a produção de lixo!