3 hábitos coletivos que colaboram para manter a empresa limpa
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12 de dezembro de 2016Organizar o escritório é essencial, pois é um ambiente onde se passa a maior parte do tempo desenvolvendo projetos e trabalhos em geral. É importante que o ambiente de trabalho esteja sempre limpo e organizado, para que os itens sejam encontrados facilmente e também para que você se sinta bem no local onde permanece por um longo período do dia. Porém, muitas vezes os dias passam e a organização do escritório vai sendo adiada.
Se você precisa organizar seu escritório e não sabe por onde começar, continue lendo nosso artigo de hoje. Você irá conhecer algumas dicas para deixar tudo em seu devido lugar e também para conseguir manter a ordem por mais tempo. Acompanhe!
1. Jogue fora o que você não usa
Acumular papéis, cartões de visita e outros itens inutilizados só ajudam a deixar a bagunça mais evidente. Uma vez por semana, observe em sua mesa e gavetas se há alguma coisa que possa ser descartada e não hesite em se desfazer dela. Mantendo uma rotina de jogar no lixo as coisas que não são úteis, você evita que tudo se acumule e você tenha um trabalho maior depois vendo tudo o que precisa ser descartado.
2. Use caixas organizadoras
No mercado existem inúmeros tipos de caixas de todos os tamanhos, excelentes para ajudar a organizar o escritório. Reserve uma delas, por exemplo, para armazenar os documentos importantes relacionados ao local, como contratos de locação, contabilidade, etc; outra caixa para deixar folhas em branco ou cadernos ainda não utilizados, entre várias outras opções de organização.
3. Espalhe lixeiras por pontos estratégicos
De nada adianta uma lixeira ficar longe da mesa: o resultado será o acúmulo de papel deixado para ser jogado fora depois e uma mesa repleta de lixo e desorganizada. Deixe uma lixeira próxima a cada mesa, a fim de que seja possível descartar materiais diretamente da cadeira. Se você tiver um escritório com mais pessoas, oriente-as a jogar nas lixeiras apenas papéis e outros itens recicláveis. Na copa, reserve um lixo para os orgânicos e conscientize os funcionários a fazer essa separação.
4. Aposte em organizadores
Nas gavetas ou nas mesas, invista em objetos que ajudam a organizar e a separar os itens do seu escritório. Por exemplo, sobre as mesas, coloque porta-lápis, porta-papéis e separe um espaço para deixar grampeador, blocos de anotações e de recados. Tente ao máximo manter esses itens no local reservado, para que sejam sempre encontrados por quem precisa.
Também é possível colocar organizadores nas gavetas: com eles, você separa o espaço e consegue dividir tudo o que precisa ser armazenado ali, facilitando a separação e também deixando tudo à vista e fácil de ser encontrado.
5. Tenha um cronograma de faxina para organizar o escritório
A bagunça também está completamente atrelada a falta de limpeza, pois um ambiente desorganizado dificulta esse processo. Separe um dia na semana para fazer uma faxina geral na mesa e em todo o ambiente de trabalho, colocando tudo no lugar. Mantendo uma rotina de limpeza, dificilmente seu escritório ficará sujo e desorganizado por muito tempo.
Organizar o escritório é uma tarefa simples, mas exige de dedicação e comprometimento para separar um pouco de cada dia para limpar e reorganizar o que estiver fora do lugar. Com isso, você terá menos trabalho e certamente conseguirá manter o ambiente limpo e sempre organizado.
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