Saiba como manter seu escritório sempre limpo e bem organizado
7 de abril de 2015Veja 4 formas de motivar os funcionários da sua empresa
27 de abril de 2015Diante de um mercado cada vez mais competitivo, todo e qualquer fator que pode melhorar a produtividade da sua empresa deve ser considerado. Um ponto que, muitas vezes, passa despercebido, mas que é de suma importância, é a decoração do ambiente de trabalho.
Cores, disposição dos móveis, flores, limpeza, iluminação e outros aspectos, são pontos capazes de despertar sentimentos de satisfação ou insatisfação nas pessoas. Mesmo que, muitas vezes, sejamos incapazes de perceber de onde vem este estímulo, nós nos sentimos confortáveis ou desconfortáveis em um determinado ambiente, influenciados de maneira subliminar pelos aspectos acima.
Sabe qual é a importância da decoração no ambiente de trabalho? Confira abaixo!
Tons
A ciência já nos mostrou que as cores são capazes de interferir em aspectos psicológicos como humor e motivação. Saiba como utilizá-las:
- Amarelo: o amarelo é capaz de gerar estímulos ao nosso sistema nervoso central, despertando vivacidade e a sensação de luminosidade. Esta cor também sugere proximidade;
- Laranja: o laranja é capaz de estimular a criatividade e gerar a sensação de entusiasmo. A cor também estimula força, ação e vitalidade;
- Vermelho: se usado em excesso, a cor vermelha pode gerar irritação. Mas com um bom uso ela também é capaz de gerar entusiasmo, dinamismo e ação;
- Rosa: associado à feminilidade e à delicadeza, esta cor é capaz de transmitir calma e tranquilidade;
- Azul: associa-se à fé, pureza e confiança. Mas em tons muito escuros desperta sensação de frieza e de formalismo;
- Verde: tons claros de verde transmitem esperança, tranquilidade, paz e bem-estar. Tons escuros podem deprimir;
- Preto: demonstra elegância, mas deve ser usado moderadamente;
- Branco: por ser uma cor neutra, o branco desperta paz, simplicidade e pureza.
Qual tom escolher
A principal dica para não errar na medida ao escolher as cores de sua empresa é evitar o uso exagerado de um mesmo tom, principalmente ser for de um tom mais escuro. O ideal seria, sempre com bom senso, utilizar-se de um bom contraste entre tons claros e escuros.
Sobre os fios
Deve-se sempre organizar os fios e os cabos dos aparelhos eletrônicos de tal forma que apareçam o mínimo possível. Fios espalhados pela sala deixam o ambienta mais sobrecarregado.
Como usar a iluminação
Utilize o máximo de luz natural possível, mas disponha de uma maneira de controlá-la no ambiente, como cortinas ou persianas. Salas muito claras prejudicam a visibilidade dos monitores.
Plantas
Disponha de plantas. Flores e folhas são capazes de proporcionar ao ambiente uma sensação de bem-estar natural. Se não houver a possibilidade de manter plantas naturais, não hesite em utilizar as artificiais, que irão conferir ao ambiente praticamente os mesmos benefícios que as naturais.
Posição dos móveis
Saber a maneira certa de se posicionar os móveis também é importante, podendo gerar ao local uma boa sensação de amplitude. Também é importante posicioná-los de maneira a valorizar a circulação do ambiente.
Equipe de limpeza
Por último, mas não menos importante, a empresa deve contar com uma boa equipe de limpeza. Um ambiente sujo e poluído desperta a sensação de desconforto, tornando o local de trabalho um lugar indesejável e, consequentemente, os colaboradores improdutivos.
É de suma importância que uma equipe produtiva e integrada com os objetivos da empresa se sinta confortável dentro dela. Aqui é possível encontrar dicas mais detalhadas de como manter o ambiente de sua empresa limpa, organizada e em excelentes condições de trabalho. Tendo em vista que passamos a maior parte do dia no ambiente de trabalho, poder contar com um bom espaço físico capaz de incentivar a criatividade, reduzir o estresse e proporcionar estímulos positivos aos funcionários são pontos cruciais que podem fazer toda a diferença na produtividade e nos resultados de uma boa e competitiva empresa.
Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma pergunta? Deixe o seu comentário!