Por que a limpeza aérea demanda uma equipe especializada?
6 de janeiro de 2016Hotelaria: 4 motivos para terceirizar a equipe de limpeza
1 de setembro de 2016A instalação e a manutenção de todos os componentes hidráulicos de uma residência, edifício ou estabelecimento é de inteira responsabilidade dos proprietários. Isso inclui a pouco conhecida caixa de gordura.
Quando não higienizada com frequência e da maneira correta, os resíduos contidos na caixa de gordura podem entupir tubulações e causar vazamentos de esgoto sanitário, que é altamente contaminante e prejudicial à saúde. Além disso, a falta de manutenção dessa estrutura pode acarretar em prejuízos financeiros, decorrentes da substituição do próprio objeto e das tubulações adjacentes.
Sabe o que é uma caixa de gordura e com que frequência ela deve ser limpa? Acompanhe este artigo para saber mais!
O que é uma caixa de gordura?
A caixa de gordura é um recipiente, geralmente cilíndrico ou retangular, posicionado entre as linhas de drenagem e as linhas de esgoto sanitário de uma residência, empresa, comércio ou bar/ restaurante. Ela tem, por função, separar e recolher gorduras, óleos e graxas da água provenientes do imóvel, evitando que a mesma entre no sistema de esgoto da cidade, provocando entupimentos.
As diretrizes para a construção de caixas de gordura estão contidas na NBR 8160 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa norma contém instruções de dimensionamento, capacidade mínima de acordo com o tamanho do imóvel e onde deve ser instalada. É sempre recomendável seguir a Norma na hora de construi-la, a fim de evitar entupimentos ou problemas com órgãos fiscalizadores (nos casos onde sua presença é obrigatória).
Qual é a importância de limpar a caixa de gordura?
Para que ela cumpra seu propósito, é imprescindível que seja limpa com a frequência necessária. Uma caixa de gordura cheia ou entupida pode causar transbordamentos pela tampa, entupimento das canalizações, escoamento lento da água nos ralos, mau cheiro e infestação por pragas urbanas (como baratas e ratos).
Com que frequência a caixa de gordura deve ser limpa?
Isso dependerá do tamanho e do tipo de imóvel onde está instalada. Para casas, a frequência recomendada é a cada 6 meses e, para apartamentos, a cada três. Já em edifícios com caixa de gordura única, bares e restaurantes de pequeno porte, uma limpeza mensal é o mais indicado. Bares e restaurantes com grande movimento têm de limpá-la, no mínimo, uma vez por semana.
Como deve ser feita a limpeza?
Na hora de limpar a caixa de gordura, é importante não utilizar água quente ou produtos químicos que diluam a gordura na água, enviando-a para o esgoto. Além disso, a temperatura da água e as substâncias abrasivas dos produtos podem danificar o material.
Nas pequenas, a adição de bactérias que digerem gordura diretamente no ralo pode ser eficiente, mas pode piorar o problema nas maiores. Por outro lado, a limpeza realizada por profissionais, com equipamentos específicos e eficientes, é capaz de deixar caixas de gordura de qualquer tamanho limpas e livres de entupimentos e de maus odores. Para evitar os transtornos causados pela limpeza incorreta, considere contratar os serviços de uma empresa especializada.
Acha importante a limpeza frequente das caixas de gordura de seu ambiente de trabalho? Conheça os serviços da União Limpcon. Aproveite também para saber mais sobre limpeza eficiente de carpetes!