Por que a limpeza aérea demanda uma equipe especializada?
6 de janeiro de 2016Hotelaria: 4 motivos para terceirizar a equipe de limpeza
1 de setembro de 2016A hotelaria é um ramo com um enorme potencial de sucesso e lucratividade, uma vez que o turismo tem sido cada vez mais explorado no mundo. Entretanto, manter uma gestão eficiente e que traga bons resultados é um desafio diário para os gestores, que devem sempre prezar pela melhoria contínua das instalações e dos serviços.
A seguir vamos oferecer algumas dicas que vão ajudar a otimizar a sua administração. Continue acompanhando e saiba mais!
1. Esteja aberto a melhorias
Em alguns negócios, principalmente aqueles que possuem uma estrutura familiar, é muito comum encontrar rotinas engessadas e pouco espaço para mudanças e inovações. Contudo, o primeiro passo para otimizar a gestão é estar aberto e reconhecer a necessidade de melhorias, tanto na estrutura, quanto no serviço.
No ramo da hotelaria isso quer dizer investir, principalmente, no serviço de atendimento ao cliente, e na melhoria da programação e da estrutura do imóvel.
2. Analise os feedbacks
Opinião é algo sempre muito pessoal, e uma experiência que pode ser agradável para uns, pode ser ruim para outros. Entretanto, avaliar as opiniões do público a respeito de sua estadia é uma das maneiras mais assertivas para conseguir melhorar a sua gestão. Isso porque, se existe um número considerável de reclamações e observações acerca de determinado item, é um forte sinal de que aquela questão precisa ser resolvida e melhorada, garantindo uma experiência melhor para as próximas hospedagens.
3. Crie uma equipe de confiança
Em qualquer empresa um gestor precisa saber que pode contar com seus colaboradores e que confia no serviço prestado por eles. No ramo da hotelaria não é diferente: é preciso trabalhar com um time qualificado que possa atender os clientes, satisfazer suas necessidades, realizar a limpeza de acordo com o padrão estipulado, entre outras coisas.
Todas essas tarefas, por mais simples e operacionais que possam parecer, impactam diretamente na administração do hotel e, principalmente, na satisfação dos clientes.
4. Preocupe-se com a limpeza e conservação
Ainda que muitas pessoas encarem a atividade de limpeza e conservação como sendo simples e altamente operacional, ela está muito ligada à gestão na hotelaria. É ela a principal responsável por garantir conforto e bem estar para os clientes e é um dos pontos mais observado por eles. As atividades realizadas por essa área compreendem: limpeza externa, limpeza interna, rouparia, camareira e até lavanderia em alguns casos.
Quando elas são realizadas com excelência, refletem a eficiência gestão e a preocupação com a qualidade do serviço. Assim, a experiência dos hóspedes no período de sua estadia e potencialmente melhor.
A otimização da gestão na hotelaria funciona como uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que se adotam ações para melhorar os serviços, os mesmos contribuem com resultados que ajudam a melhorar ainda mais a gestão. É por isso que os aperfeiçoamentos devem estar sempre em foco – desde a limpeza e conservação, um dos serviços principais, até a administração propriamente dita (envolvendo gestões de pessoal, financeira, de compras, entre outras).
O que achou do nosso artigo de hoje? As dicas foram úteis? Aproveite e saiba também como serviços de limpeza contribuem para a segurança de seus hóspedes!