5 dicas para economizar água na limpeza da sua empresa
29 de junho de 2015Como fazer o tratamento de pisos?
4 de agosto de 2015A limpeza de um ambiente de trabalho reflete a seriedade de uma empresa e o seu compromisso com a oferta de produtos e de serviços de alta qualidade. Não adianta tentar escapar da responsabilidade nessa hora: é imprescindível que você mantenha os níveis de limpeza exigidos para o tipo de atividade que o seu negócio realiza.
Sabia que existe uma distinção entre limpar, sanitizar e esterilizar? Saiba qual é a diferença entre esses termos e para qual tipo de ambiente eles são indicados para definir qual se aplica melhor à sua empresa!
Limpeza
A limpeza consiste na remoção de pó e resíduos de substâncias orgânicas ou inorgânicas. Essa remoção é feita principalmente com água, associada a detergentes, a removedores de mancha e a ceras, usando instrumentos como vassouras, esfregões, rodos e esponjas.
Ela é um pré-requisito da sanitação e da esterilização, pois acaba com os resquícios estranhos que podem inibir a atuação de agentes químicos usados nesses processos. Durante a limpeza é eliminado aquilo que é visível a olho nu, abrindo espaço para a remoção das partículas microscópicas posteriormente.
A limpeza deve ser feita por todos os tipos de empresa com regularidade, sem exceção! Se a matéria orgânica não é removida de um espaço, cria um ambiente propício para a proliferação de microorganismos, como fungos e bactérias, que causam mal cheio e provocam alergias e infecções. Lugares sujos passam a impressão de desleixo e falta de profissionalismo, afastando os seus clientes.
Sanitação
Sinônimo de desinfecção ou de higienização, consiste na redução do número de contaminantes em equipamentos ou espaços. É um passo além da limpeza e exige agentes químicos mais potentes e um procedimento mais cuidadoso e elaborado.
A sanitação é indicada principalmente para laboratórios, consultórios médicos, banheiros, restaurantes e outros negócios que envolvem alimentos/matéria orgânica. Porém, não assegura a eliminação total das bactérias em forma de esporos ou de proteínas tóxicas. Por isso, dependendo do seu objetivo ou do tipo de negócio que você tem, é necessário realizar uma esterilização logo após.
Esterilização
A esterilização é o processo mais agressivo, que visa a destruição completa de todos os microorganismos e de todas as toxinas que causam problemas à saúde. Quando bem feita, mata 99, 999% dos germes.
Para conseguir resultados tão bons, é necessário o uso de tecnologia avançada! Um equipamento muito utilizado é a autoclave, que esteriliza artigos pelo vapor e pela pressão.
Provavelmente você já viu um no seu dentista. Ela é usada para garantir que, se um instrumento for utilizado mais de uma vez, não haverá a possibilidade de ocorrer uma contaminação cruzada.
Dentro de uma autoclave devem ser colocados objetos como peças de vidro e de metal, principalmente aqueles que entram em contato com fluídos humanos. A efetividade de seus processos também depende dos funcionários, uma vez que práticas de limpeza, de sanitação ou de esterilização mal-executadas, além da falta de manutenção, podem comprometer a organização do negócio.
O melhor caminho para a obtenção de bons resultados é a contratação de uma empresa terceirizada, que já está preparada para lidar com esse tipo de situação com rapidez e com eficiência. A União Limpcon tem anos de experiência no setor de limpeza e um grande histórico de clientes satisfeitos.
Está interessado em organizar as soluções de limpeza da sua corporação? Entre em contato com a gente que ficaremos felizes em ajudar!