6 benefícios em terceirizar a limpeza da sua empresa
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7 de abril de 2015Se você fica horas tentando achar, na sua mesa de trabalho, aquele post-it com um telefone importante que você pegou na semana passada, ou perde a caneta a toda hora no emaranhado de papéis que acumula, é hora de pensar em mudar os seus hábitos. A bagunça nem precisa chegar a ser tão crítica, mas quando você percebe que há coisas demais sobrando em sua mesa de trabalho, é preciso tomar alguma providência.
No entanto, os motivos para que você mantenha as coisas no lugar vão muito além de conseguir achar o que deseja sem perder muito tempo. O acúmulo, a sujeira visual e a desorganização influenciam também na rendimento e na impressão de terceiros.
Você sabe por que é importante manter a sua mesa de trabalho organizada? Descubra no nosso artigo!
A mesa organizada aumenta a produtividade
Mantendo as coisas no lugar, o tempo de procura e de trabalho será muito mais aproveitado. A limpeza gera também a sensação de conforto e de bem-estar, o contrário do que causa a poluição causada pelo acúmulo de itens excessivos.
Além de otimizar o tempo de procura de objetos e de anotações, você estará otimizando também o tempo que passa no computador, escrevendo, por exemplo. De fato, as mesas muito bagunçadas interferem também na concentração, por dispor de elementos que tiram a sua atenção a toda hora.
Um espaço organizado é investimento em sua apresentação
Caso você seja um profissional que receba clientes no local de trabalho, então o cuidado com a sua mesa deve ser redobrado! Um lugar bagunçado não é uma boa maneira de se receber as pessoas, principalmente se for pela primeira vez.
A imagem causada pelo excesso e pela desordem dificulta estabelecer relações de confiança. Em contraponto, um lugar com aspecto de limpeza passa segurança e é um sinal de dedicação e de disciplina. É muito melhor se aliar aos bons aspectos.
Maiores chances de promoção
A impressão que os outros têm da sua imagem profissional, aliada com o seu bom rendimento, resultam em boas perspectivas também para a sua carreira. Esse perfil de profissional tem mais chances de receber promoções e aumentos, além de ter o seu esforço reconhecido!
Algumas dicas de organização para a mesa de trabalho
Em primeiro lugar, divida todos os itens da sua mesa por seção:
- Escrita – canetas, lapiseiras e marcadores;
- Artigos e itens de leitura;
- Papelaria;
- Anotações;
- Material de referências;
- Aparatos de trabalho;
- Arquivo morto.
Feita a divisão, tenha um local apropriado para cada departamento, de modo que não fique sobrando itens por cima da mesa. Não se esqueça, claro, de uma pequena cesta de lixo próxima à sua mesa. Elementos que não saem do lugar, como calendários, telefones e computadores, devem ter um local acessível em cima da mesa, ao mesmo tempo em que não atrapalharão a movimentação diária.
Os hábitos também podem ajudar a se organizar
Se você não tem o costume de usar agenda, então, essa é uma boa oportunidade para começar a utilizá-la. Atualmente, há vários aplicativos de celular que mantêm essa função muito bem!
Anote todos os compromissos nela e tente não deixar as coisas para serem resolvidas depois. Saiba descartar aquilo que não usa e evite acumular excessos em cima da mesa. Não se esqueça de separar um tempo diário: 10 minutos são suficientes para que você deixe tudo arrumado para o dia seguinte.
Percebeu como, além de se sentir muito melhor, você ainda tem chances de promoção e de melhorar a sua imagem? Não perca tempo e arrume já a sua mesa de trabalho!