6 benefícios em terceirizar a limpeza da sua empresa
25 de fevereiro de 2015Saiba como manter seu escritório sempre limpo e bem organizado
7 de abril de 2015Um ambiente limpo é essencial para que um profissional possa exercer o seu trabalho. Muitas vezes, o ambiente onde exercemos a nossa profissão é visto como um lugar indesejável, aonde vamos apenas prestar um serviço em troca de remuneração.
Logicamente, isso cria problemas em termos de produtividade e até de relacionamentos. Para melhorar essa situação, devemos estar sempre atentos à limpeza: ela contribui para a melhoria de diversos aspectos e deve fazer parte da rotina de todos.
Quer entender a importância de fornecer um ambiente limpo e saudável para a sua equipe? Confira o nosso texto a seguir!
Melhora nas relações interpessoais
Acredite, a limpeza é muito importante para as relações interpessoais de uma empresa. Por mais estranho que isso possa ser em um primeiro momento, realmente é um fato.
Cultivar um ambiente de trabalho adequado é um dos fatores que mais influenciam na conduta dos funcionários e nas suas relações interpessoais. Deixá-lo organizado e limpo, evitando pilhas de papel, sujeiras espalhadas e restos pelos cantos, pode fazer toda a diferença.
Como conseguir isso
Vivemos em uma época onde a sustentabilidade é um tema recorrente em quase todas as áreas. Até campos de atuação considerados extremamente poluentes já fazem de tudo para aderir à essa verdadeira “onda verde”.
O mundo da construção é um exemplo, apelando progressivamente para materiais recicláveis que causem menos impacto. Para conseguir isso no ambiente de trabalho, uma das primeiras atitudes para deixar tudo do jeito que deve ser é instituir a coleta seletiva.
A partir dela você pode conscientizar a importância de reaproveitar o lixo para os seus colaboradores e deve instalar lixeiras próprias para que cada material seja descartado no local correto. Isso cria um clima de constante atenção para não errar e, como resultado, a sujeira diminui!
Velhos hábitos
Outra atitude essencial para manter o ambiente limpo e especialmente saudável, é proibir a alimentação nas estações de trabalho. Os restos de comida, além de fazerem sujeira, atraem insetos e até animais de pequeno porte, fazendo com que o local fique não só sujo, mas suscetível a transmitir doenças. Explique isso para os seus colaboradores e, se possível, reserve uma sala ou uma cozinha para criar um ambiente propício para que todos possam comer em paz e sem medo de fazer sujeira.
Outros tipos de poluição
A sujeira não é apenas aquilo que deve ser jogado fora. Existem outros tipos, como a visual.
Um ambiente pesado pode realmente reduzir a produtividade das pessoas e fazer com que se sintam incomodadas. Portanto, utilize objetos de decoração leves e de bom gosto, evitando exageros.
Também é essencial manter a iluminação agradável e regular adequadamente o limite da temperatura do ar-condicionado, bem como checar se os seus filtros estão sendo regularmente limpos. Ademais, isso ajuda na redução da transmissão de doenças e evita crises alérgicas, sinusites e rinites.
Dessa forma a produtividade dispara, pois todos terão boas condições para desenvolver as suas tarefas. Um ambiente sujo não só faz mal para a saúde, como é desmotivador para os funcionários. Mantenha a limpeza e redobre a sua atenção!
Gostaria de fazer alguma observação ou restou alguma pergunta? Deixe o seu comentário!