Por que a limpeza aérea demanda uma equipe especializada?
6 de janeiro de 2016Hotelaria: 4 motivos para terceirizar a equipe de limpeza
1 de setembro de 2016Manter o ambiente de trabalho sempre limpo, mais do que uma questão de higiene, tem impacto direto na produtividade do local. Existe um fator psicológico sobre o trabalho em ambientes malcuidados, que interfere diretamente no ânimo e no comprometimento do profissional em realizar suas tarefas da maneira devida.
Como evitar que a sujeira e a desorganização intervenham nos resultados da sua empresa? Mantenha o seu escritório limpo de forma constante com as nossas dicas!
Lixeiras sempre à vista
Muitos profissionais deixam papéis jogados em qualquer lugar ou direcionam pequenos resíduos para locais indevidos, simplesmente porque o local não possui lixeiras suficientes. O ideal é que cada mesa ou estação de trabalho possua sua própria lixeira para o descarte de papéis.
Melhor ainda se existir condições de que seja realizada uma coleta seletiva para diferentes tipos de materiais. Uma ressalva para o lixo orgânico, que além de provocar odores indesejados no escritório, normalmente significa acúmulo de insetos e outras pragas. Dessa forma, prefira locais apropriados para as pequenas refeições entre os intervalos.
Organização
No que diz respeito à limpeza do escritório, é fundamental falarmos em organização. Se o ambiente não possui locais devidos para o arquivamento de documentos ou materiais de utilização diária, fica muito difícil de evitar o acúmulo de poeira e pilhas de papel em lugares que atrapalham a produtividade.
Utilize arquivos, pastas e caixas box dentro de um programa de qualidade no ambiente de trabalho, pensado para que a guarda de documentos fique otimizada. Evitando assim a poluição, inclusive visual que a desorganização acarreta.
Piso e móveis
Cada local em seu escritório, como o piso, as mesas, as cadeiras e os arquivos são feitos de diferentes tipos de materiais, que deverão ser limpos com produtos apropriados, como ceras, vernizes e adstringentes. A utilização dos produtos apropriados, além de tornar a limpeza muito eficaz, faz com que ela se conserve por mais tempo.
Por exemplo, existem produtos a serem utilizados em determinados tipos de madeira, de metais ou de pisos, que evitam que a poeira grude no móvel ou no assoalho, tornando a limpeza diária muito mais prática e rápida. Basta procurar no mercado, pois são várias as opções que poderão lhe atender!
Carpetes, tapetes e cortinas
Estes tipos de materiais comuns em escritórios, por muitas vezes, ficam esquecidos ou mesmo deixados de lado, em função da maior dificuldade de se realizar a sua higienização. Mas além de ser extremamente importante para evitar a proliferação de ácaros e outros focos de doenças respiratórias, este tipo de limpeza também pode ser feita de modo bastante durável. No mercado, existem alguns produtos para impermeabilizar estes tecidos, evitando o acúmulo de poeira durante um bom tempo.
Contratação de um serviço especializado
Para um escritório limpo durante muito mais tempo e também para que se mantenha o foco na produtividade, o ideal é que se contrate um serviço especializado para a higienização do local. Além de poder sair mais barato do que o recrutamento de colaboradores e as preocupações serem menores com relação aos procedimentos de RH que isso demanda, um serviço especializado em limpeza é garantia de que seu escritório estará sempre limpo. Alguém sempre estará lá para realizar o serviço de forma eficaz e sem maiores problemas.
Seu escritório já conta com um serviço especializado de limpeza? Aproveite os comentários abaixo e participe dessa conversa com a gente!