Por que a limpeza aérea demanda uma equipe especializada?
6 de janeiro de 2016Hotelaria: 4 motivos para terceirizar a equipe de limpeza
1 de setembro de 2016Realizar periodicamente a manutenção da higiene no ambiente industrial é uma questão que as empresas devem levar em consideração para conservar o ambiente de trabalho em boas condições de segurança, garantindo conforto para os trabalhadores. Manter os padrões mínimos de limpeza pode garantir a qualidade da produção e também proporcionar aos trabalhadores maior satisfação ao realizar as atividades, gerando um impacto positivo da empresa perante aos clientes e sociedade. A seguir, vamos comentar sobre alguns problemas que a falta de higiene pode trazer para o ambiente industrial.
1 – Falta de segurança para os trabalhadores
As questões de segurança do trabalho estão cada vez mais em evidência no setor industrial. É comum ver empresas parando uma linha de produção por tempo determinado para capacitar seus colaboradores sobre questões de segurança do trabalho, inclusive fornecendo treinamentos que falam especificamente sobre “Higiene e Segurança do Trabalho”. Deixar de praticar a higiene no ambiente de trabalho pode comprometer seriamente a saúde dos trabalhadores envolvidos, causando perdas irreparáveis para o trabalhador e a sua família.
2 – Perda de produtividade
A falta de higiene no ambiente industrial pode comprometer significativamente a produtividade de uma empresa. A falta de manutenção e limpeza de equipamentos poderá acarretar em falhas e também an redução do desempenho, podendo trazer prejuízos com manutenção corretiva e tempo de máquina parada. A realização de manutenção corretiva de equipamentos também deve levar em consideração as questões de higiene. Uma sugestão interessante seria a terceirização de uma empresa especializada em limpeza para a realização dessas tarefas.
3 – Insatisfação de clientes
Deixar de realizar a higiene pode comprometer um dos maiores bens de uma empresa: os clientes! Muitos deles querem acompanhar de perto os processos e métodos de trabalho para que possam se certificar da qualidade do produto. Portanto, uma empresa que não preza pela higiene no ambiente industrial está sujeita gerar uma insatisfação dos clientes e perder boas oportunidades de negócio. Nesses casos deve-se pensar no cliente de um restaurante e na sua reação se tivesse acesso à cozinha. Se um cliente puder observar a total falta de higiene de um ambiente de trabalho, certamente vai reconsiderar o fato de continuar comprando os serviços dessa empresa.
4 – Insatisfação dos funcionários
Mais importante do que manter um cliente satisfeito é manter um funcionário satisfeito, pois são os empregados que estão trabalhando para gerar os lucros esperados. Se eles estiverem insatisfeitos com o ambiente organizacional, é certo que o desempenho na produção terá um reflexo desse descontentamento. Diante disso pergunta-se: quem estaria contente de trabalhar em um ambiente onde não existe o mínimo de higiene? As empresas devem se preocupar fazer do seu ambiente um lugar agradável e que as pessoas possam se sentir bem, pois o ali é como a segunda casa do trabalhador, e todos querem se sentir bem nesse lugar.
Para que as empresas possam manter a competitividade no mercado, é preponderante que o espaço industrial seja um lugar agradável. A higiene ali é uma questão que deve ser responsabilidade de todos. Uma boa sugestão seria a implantação de programas que possam contribuir para a melhoria desse aspecto. Temos como exemplo o Programa 5S, que coloca em prática 5 técnicas japonesas que ajudam a empresa a evoluir em questões como limpeza, higiene e organização do local de trabalho.
Gostou do post? Curta já a nossa página no Facebook e fique ligado nas nossas dicas!